script src='https://ajax.googleapis.com/ajax/libs/jquery/1.7.1/jquery.js' ad> PORTAL DO MARIVALDO: Dermatite seborreica não é transmissível e acomete 20% da população mundial
h

Dermatite seborreica não é transmissível e acomete 20% da população mundial


A dermatite seborreica, também chamada de eczema seborreico, é uma doença da pele bastante comum e de pouca gravidade. Esta forma de dermatite é uma inflamação crônica que surge em áreas da pele que contêm grande número de glândulas sebáceas. A dermatite seborreica não afeta a sua saúde de forma relevante, mas pode ser desconfortável, devido à coceira, e causa constrangimento quando as lesões se desenvolvem em partes visíveis do corpo, como no caso da dermatite seborreica no rosto. A dermatite seborreica se caracteriza por lesões de pele tipo rash, com placas vermelhas que coçam e podem descamar. As lesões surgem habitualmente em áreas com grande produção de oleosidade na pele, como couro cabeludo, face, região peitoral, canal auditivo e costas. Quando acomete o couro cabeludo, a produção de caspa é um dos seus sinais mais comuns. A dermatite seborreica não é uma doença contagiosa e não é um sinal de má higiene pessoal. Tocar nas lesões não fará você pegar a doença. A dermatite seborreica acomete cerca de 20% da população mundial, porém, somente 3% lesões de pele são clinicamente relevantes. Homens são mais acometidos que mulheres. É uma doença que têm dois picos de incidência: durante o primeiro ano de vida e após a puberdade. Uma vez que as lesões tenham surgido pela primeira vez, ela torna-se uma doença crônica, que vai e volta ao longo das décadas, com períodos de agravamento das lesões, seguidos de grande melhora e desaparecimento dos sintomas.
SINAIS E SINTOMAS DA DERMATITE SEBORREICA
A dermatite seborreica se caracteriza por um rash avermelhado na pele, geralmente em placas ou crostas, associado à coceira e descamação da pele. A descamação pode gerar caspa no couro cabeludo, nas sobrancelhas, barba e outras regiões com pelos, como a região torácica nos homens. As lesões do couro cabeludo podem ultrapassar os limites do cabelo, tornando-se visíveis, apresentando-se como crostas ou placas ligeiramente elevadas, cor de salmão e com descamações amareladas ou prateada. Pode haver queda de cabelo, que costuma regredir com o tratamento. A dermatite seborreica no rosto costuma surgir na testa, sobrancelhas, cílios, atras da orelha, região da barba e ao redor dos sulcos do nariz e da boca. O acometimento ao redor dos olhos favorece o desenvolvimento de blefarite e terçol. O tronco é outra região frequentemente acometida pela dermatite seborreica. As lesões, costumam ser em placas arredondadas ou em formato geográfico, e acometem o peito e a região do osso esterno. Homens com pelos no peito são mais acometidos. Outras áreas do corpo também podem ser acometidas, como virilhas, axilas e nádegas. A dermatite seborreica apresenta um caráter crônico, com períodos de melhora e piora que persistem por décadas. A doença costuma agravar-se em tempo frio e seco, em situações de fadiga ou estresse emocional, após ingestão de alimentos gordurosos ou bebidas alcoólicas, em pessoas que fumam ou após banhos quentes. 

TRATAMENTO DA DERMATITE SEBORREICA
Não existe cura para dermatite seborreica. Porém, a tratamentos e a doença pode ser controlada de forma a quase não causar incômodo ao paciente. Os casos leves, somente com caspa no couro cabeludo, podem ser controlados apenas com shampoo anti-capsa. Há vários tipos de shampoos anti-caspa disponíveis no mercado. A diferença entre eles é o ingrediente ativo. O shampoo deve ser deixado no cabelo por pelo menos 5 minutos antes de ser enxaguado. Se não houver melhora com os shampoos tradicionais, ou se as lesões forem muito intensas, uma consulta com o médico dermatologista faz-se necessária. O uso de loções ou shampoos especiais com corticoides pode ser preciso para o controle das lesões. Nas lesões na face ou tronco, cremes com corticoides e antifúngicos (ex: hidrocortisona + cetoconazol) costumam ser eficientes. Outras opções incluem cremes ou pomadas com pimecrolimos ou tacrolimos.

Fonte: MD Saúde
MARIVALDO LIMA

0 comentários: